ENVI 5 - Environment for Visualizing Images - Novidades

Novidades da Versão
  Conheça o ENVI
  Aplicações
  Funcionalidades
  ENVI LiDAR
  ENVI for ArcGIS Server®
  Como adquirir o ENVI
  Links

 

 

   
 

Novidades ENVI 5.3

 

O ENVI 5.3 inclui novos recursos e aprimoramentos de funcionalidades para os seguintes áreas: Sensores e formatos de dados, Processamento de imagem, Interface de usuário e Programação.

 

 

Sensores e formatos de dados

 

Deimos-2 DubaiSat-2 Pleiades-HR e
SPOT Mosaic Tiles
Sentinel-2

 

 

Vetores GeoPackage Google-formatted SkySat-2

 

 

Processamento de imagem

 

Geração de Nuvens de Pontos

 

A nova ferramenta “Generate Points Clouds by Dense Image Matching” possibilita criar nuvens de pontos em formato LAS a partir de duas ou mais imagens de satélite tiradas de diferentes pontos de vista.

 

 

Com suporte para os seguintes sensores:

- DPPDB com modelo de sensor RPC genérico

- GeoEye-1 no formato DigitalGlobe (.til) e formato de PVL

- IKONOS

- Pleiades-1A

- QuickBird

- SPOT-6

- WorldView-1-2-3

 

Obs.: Esta ferramenta funciona em plataformas Windows - 64 bits e requer uma licença separada para o módulo ENVI Photogrammetry Module (anteriormente conhecido como ENVI Orthorectification Module).

 

 

Correção Atmosférica:

 

QUAC
O algoritmo de correção atmosférica (QUAC) ® foi atualizado para a última versão do código fonte desenvolvido pela Spectral Sciences, Inc. A referência a seguir resume o algoritmo de atualização:


Bernstein, LS, X. Jin, B. Gregor, e S. Adler-Ouro.: "Quick Atmospheric Correction Code: Algorithm Description and Recent Upgrades."Optical Engineering 51, No. 11 (2012): 111719-1 para 111719-11.

 

O algoritmo apresenta aprimoramentos que facilitam a obtenção de uma maior precisão da correção atmosférica

O QUAC também trabalha com imagens em que os pixels são mascarados ou ajustado para o NoData, NaN, e Infinitos.

 


Novos Índices espectrais

 

O índice NDMI (Normalized Difference Mud Index) destaca os pixels que representam área lamacentas ou de águas rasas. Este índice foi originalmente concebido como um filtro para a exclusão desses pixels na obtenção de uma melhor precisão na correção atmosférica (QUAC®).

 

 

O índice MNDWI (Modified Normalized Difference Water Index) melhora as características de corpos d' água enquanto suprime o ruído de edificações, vegetação, e solo. Xu (2006) demosntra que o MNDWI produz resultados melhores do que o Índice de Diferença Normalizada Água (NDWI) originalmente desenvolvido pela McFeeters (1996) no realce e extração de corpos d' água em regiões dominadas por construções.

 

A ferramenta Spectral Indices agora lista os índices espectrais que estão disponíveis para cálculo em função do arquivo raster de entrada e seus metadados. A ferramenta lista previamente todos os índices espectrais.

 

 

Interface de usuário

 

Inúmeras melhorias foram incluídas nesta versão para a obtenção de um maior desempenho e da eficiência do processamento de múltiplos conjuntos de dados raster.

 

As Imagens ENVI agora podem ser salvas em arquivos PDF geoespaciais. Selecione File > Chip View To> PDF Geospatial para capturar todas as camadas de dados georreferenciados apresentados no display ou use File> Export View To> PDF Geospatial para selecionar e exportar todas camadas raster georreferenciadas.

 

Use a ferramenta Regrid Raster Series (na pasta Spatialtemporal Analysis da Toolbox) para definir a análise de regressão da série temporal.

 

 

A interface de edição de cabeçalho Edit ENVI Header foi substituído pelo Set Raster Metadados. Use essa funcionalidade para editar os valores dos campos de cabeçalho de arquivos ENVI.

 

 

Na toolbox , selecione Raster Management > Edit ENVI Header para acessar o Set Raster Metadata.


O programa ENVI LiDAR agora encontra-se incorporado a versão ENVI 5.3 . Para abrir a interface ENVI LiDAR selecione LiDAR > Launch ENVI LiDAR a partir da Toolbox, ou selecione Display > ENVI LiDAR na barra de menu do ENVI.

 

 

 

Recursos de Programação

 

O ENVI 5.3 + IDL 8.5 incorporam novas atualizações de programação - ENVI API, oferecendo maior dinamismo para o processamento de grande volume de dados. Agora mais de 135 ENVITasks estão disponíveis para o desenvolvimento de scripts de programação.

 

 

 

Novidades ENVI 5.2

 

A SulSoft e a Exelis Vis anunciam a mais nova atualização para o software ENVI. O ENVI 5.2  traz um conjunto  de novas funcionalidades que ampliam  ainda mais a capacidade de análise e interpretação de dados geoespaciais/SIG, das quais destacam-se:

 

- Suporte para novos sensores e formatos de dados: WorldView-3; Ziyuan-1-02C e  3A; GRIB-1 e GRIB-2; Deimos-1; Gaofen-1;Multi-page TIFF, NetCDF-4; Proba-V  S10 TOC ; Proba-V S1 TOA; SkySat-1.

 

Satélite WorldView-3

Satélite Deimos-1

Satélite Ziyuan

 

- Suporte para formatos de vídeo através da nova ferramenta "FMV player" (Full Motion Video): Adobe Flash Video (.flv, . f4v); Adobe Shockwave Flash (.swf); Animated Graphics Interchange Format (.gif), Apple Quicktime (.mov), Audio Video Interleaved (.avi), Google WebM Matroska (.webm), Matroska Video (.mkv), Motion JPEG (.mjpeg, .mjpg), Motion JPEG 2000 (.mj2).MPEG-1 Part 2 (.mpeg, .mpg, mp1, .m2v), MPEG-2 Tramsport Stream (.ts), MPEG-2 Part 2 (.mpeg, .mpg, .mpeg2,mp2, .mpv., m2v), MPEG-4 Part 12 / 3GPP / 3GPP2 (.3gp, .3g2), MPEG-4 Part 14 (.mp4, .mpg4, .mpeg4, .m4v, .h264), Skybox (SkySat) video files.

 

 

 

Novas ferramentas do ENVI 5.2 para o processamento de imagens

 

- Spatiotemporal Analysis: Uma excelente ferramenta para a modelagem de séries temporais de imagens (raster séries) que permite analisar mudanças geoespaciais em função do tempo. A informação do tempo de aquisição das imagens é automaticamente capturada através da leitura do metadata no momento da importação da imagem. O Spatiotemporal Analysis apresenta os seguintes recursos:

 

  - Build Raster Series: gera um arquivo de série que referencia a localização das imagens da sua coleção. Ordena a sequência da série raster de acordo com o tempo de aquisição registrado no metadata dos arquivos.
  Reproject Raster Series: normaliza uma pilha de rasters num gride espacial comum, com reamostragem e reprojeção automáticos
  - Series/Animation Manager: serve para visualizar e gerar animações a série através do controle de barra escalar  e giro scroll. Além disso possibilita a exportação da série para os formatos de video mais comuns.
  Write IDL scripts: oferece recursos de programação em modo batch.
  - Time Series tutorial: recurso didático que instrui cobre como construir uma série animada de imagens landsat.

 

 

 

- Spectral Indices Tool: Ferramenta que permite executar diversos índices para diferentes aplicações (vegetação, geologia, feições antrópicas, queimadas, hidrografia, etc.). Inclui todos os índices já existentes na ferramenta Vegetation Index Calculator e os seguintes novos índices de vegetação:

 

- Difference Vegetation Index

- Global Environmental Monitoring Index

- Green Atmospherically Resistant Index

- Green Difference Vegetation Index

- Green Normalized Difference Vegetation Index

- Green Ratio Vegetation Index

- Green Vegetation Index

- Infrared Percentage Vegetation Index

- Leaf Area Index

- Modified Chlorophyll Absorption Ratio Index

- Modified Chlorophyll Absorption Ratio Index - Improved

- Modified Non-Linear Index

- Modified Simple Ratio

- Modified Triangular Vegetation Index

- Modified Triangular Vegetation Index - Improved

- Non-Linear Index

- Normalized Difference Water Index

- Normalized Multi-band Drought Index

- Optimized Soil Adjusted Vegetation Index

- Red Green Ratio Index

- Renormalized Difference Vegetation Index

- Soil Adjusted Vegetation Index

- Simple Ratio

- Transformed Chlorophyll Absorption Reflectance

- Transformed Difference Vegetation Index

- Triangular Vegetation Index

- Visible Atmospherically Resistant Index

- WorldView Improved Vegetative Index (WV-VI)

 

+ índices para outras aplicações :

Burn Area Index

Clay Minerals Ratio

Ferrous Minerals Ratio

Iron Oxide Ratio

Normalized Burn Ratio

Normalized Burn Ratio Thermal 1

Normalized Difference Built-Up Index

Normalized Difference Snow Index

WorldView Built-Up Index

WorldView New Iron Index

WorldView Non-Homogenous Feature Difference

WorldView Soil Index

 

 

 

 

- API ENVIQuerySpetralIndices: Rotina que serve para determinar quais índices podem ser calculados numa dada imagem.

 

 

Mais funções de integração às soluções Esri®

 

- Tanto o Layer Manager quanto o Data Manager agora apresentam a opção de atalho (Refresh) para atualizar as modificações realizadas na sessão concomitante do ArcMap™;

 

- Exportação do conteúdo de tela para o Google Earth;

 

- Inclusão de novas rotinas de programção para o ENVI API