- Novidades da versão 5.1.2
  - Novidades da versão 4.4
   
 Visão Geral do SARscape
  - Sensores suportados
  - Composição dos Módulos e Plugins
   
 Basic Module
 
 
   
 Interferometry Module
 
 
   
 Interferogram Stacking  Module
 
 
   
   
   

 

 

   
 

Novidades SARscape 4.4 - Simplifique e Amplie a Análise de Dados SAR

 

Nova funcionalidade “IDL scripting”

 

Uma nova API do IDL esta disponível para a execução de rotinas de processamento no SARscape, permitindo pleno controle na execução de script para o processamento em modo batch. Além disso, agora é possível a inserção de funções do SARscape dentro do processamento em modo batch do ENVI.

 

 

Novos Recursos de Visualização e Processamento

 

Os recursos de visualização de imagens foram aperfeiçoados através da introdução da função de realce otimizado específico para dados SAR.

 

As mensagens de erro as quais estão relacionadas à eventuais anomalias de processamento foram lincadas a uma nova sessão de ajuda dedicada ao usuário, onde são propostas soluções para problemas específicos.

 

 

Esta nova ferramenta possibilita subtrair ou adicionar valores de variação geoidal sobre qualquer tipo de modelo de elevação digital.

 

 

Duas novas funcionalidades foram implementadas, uma baseada na simulação das imagens SAR e a outra pela inserção manual de GCPs para a correção de erros relativos aos parâmetros orbitais.

 


Novas funcionalidades para os Módulos Principais.


Basic Module

 

- Implementação dos algoritmos de calibração radiométrica.

 

- Implementação do sistema de importação de arquivos que agora permite a importação de múltiplos arquivos numa única etapa.

 


Interferometry Module

 

 

Um novo método de triangulação foi introduzido e diversos algoritmos foram aperfeiçoados no sentido de otimizar os recursos de memória do sistema.

 

Phase to Height Conversion and Geocoding

 

O algorítmo "Relax Interpolation" foi melhorado para fins de obtenção de melhor tratamento dos pixels isolados.

 


Interferometric Stacking Module

 

* “3-D phase unwrapping approach”

 

Uma nova funcionalidade foi adicionada na corrente de processamento SBAS para a análise de dados desdobrados em fase que agora poderão ser visualizados em perspectiva 3D.

 

 

* “New Persistent Scatterers kernel“

 

Um novo algorítmo para o método PS foi introduzido, desenvolvido pela Sarmap S.A., proporciona maior estabilidade e melhor performance na obtenção dos resultados de densidade da análise PS.

 

 

* SBAS

 

A interface foi modificada no sentido de facilitar a conexão ao editor gráfico.


Para maiores informações contate-nos: info@sulsoft.com.br.

 

 

 

Novidades da versão SARscape 4.3 for ENVI

 

  A versão SARscape 4.3 apresenta novos recursos que simplificam e aprimoram a análise de dados SAR no ENVI. Um conjunto notável de funcionalidades estão disponíveis no Interferometry Module para melhor relacionar a informação de fase com os processos de movimentação 2D e suas causas.

No Basic Module foram adicionados novos algoritmos para simplificar a extração de feições sobre os dados SAR.

O módulo “Persistent Scatterers” agora chama-se “Interferometry Stacking” em função da adição de um novo algoritmo chamado “Small BAseline Subset” (SBAS) que permite efetuar análise interferométrica sobre dados SAR multitemporal.

 

 

- Dados ERS (RAW, SLC e PRI standard ESA product) no formato ENVISAT;
- ALOS PALSAR no formato GeoGRID;
- ENVISAT MERIS data are supported for atmospheric artefacts reduction;
- Formato STANAG 7023;
- TerraSAR-X-1 em plena aquisição polarimétrica (Quad-Pol data);
- E-SAR airborne data;
- RAMSES airborne data;
- TELAER airborne data;
- OrbiSAR airborne data;
- GLAS/IceSat Digital Elevation model;
- Suporte para os parâmetros de órbitas precisas do RADARSAT-2.

 

 

- Extração de Feições: novas características, mais relevantes para indexação de dados SAR multi-temporal, foram incluídos a aqueles já existentes;

 

- Calibração Radiométrica: foram aprimorados os algoritmos existentes;

 

- Transformação de Arquivo Geocodificado para Geometria SAR : esta função, anteriormente limitava-se a arquivos raster, mas agora também esta disponível para arquivos do tipo vetorial (shape);

 

- Mosaico de Dados Brutos: esse recurso possibilita efetuar mosaico de segmentos de órbitas ou de cenas padrão, no formato bruto (nível 0), que forem adquiridas ao longo da mesma passagem (satélite);

 

- Detecção Linear de Feição: esse novo algoritmo possibilita extração linear de feições e estruturas (estradas, rios, delimitação costeira, etc.) sobre imagens SAR ou Ópticas.

 


Interferometry Module

 

- MAI: este novo algoritmo permite produzir, como saída da etapa de geração de interferograma, os chamados Interferogramas de Multi-Abertura, que são usados para discriminar os componentes de deslocamento.

 

- Correção Atmosférica: um novo algorítmo que explora dados MERIS ENVISAT para minimizar o impacto das variações atmosféricas e as perturbações relacionadas aos efeitos de fase sobre pares interferométricos ENVISAT ASAR, foi implementado;

 

- Estatística de Coerência Interferométrica: esta nova função permite estimar a coerência com a opção de mascarar áreas específicas, tais como superfície terrestre ou marinha;

 

- Phase unwrapping: foi aprimorado os recursos já existentes;

 

- Refinamento e Reachatamento: agora é possível executar ambas operações explorando parâmetros rigorosos de correção orbital ou aplicando uma simples correção polinomial na fase. Com relação a versão anterior do SARscape : i) os algorítmos de correção foram melhorados; ii) o número mínimo de pontos de controle requerido foi reduzido significativamente; iii) adicionado um recurso de anotação que permite avaliar a qualidade/acurácia de cada ponto de controle na saída do processo; iv) resultados mais estáveis e acurados são alcançados mesmo usando-se pares InSAR com linha de base pequena. Numa única etapa permite executar ambas estimativas e usar fatores de correção;

 

- Fatores Multi-looking para Processamento Interferométrico podem ser configurados para requisitar “oversampling” (ao invés da média) dos pixels na direção do range quando a variação da fase é muito rápida (franjas muito frequentes);

 

- Mapa de Deslocamento: melhorias dos algoritmos já existentes para a representação de movimentações em uma dada direção, definida pelo usuário;

 

- Modelagem de Deslocamento: trata-se de um novo algoritmo capaz de modelar movimentações tais como os causados por terremoto através da utilização de parâmetros geofísicos e geológicos tais como direção de falha, inclinação, profundidade, etc. numa abordagem direta ou para estimar cada parâmetro através da inversão de processo com base nos campos de deslocamento medidos no processo interferométrico.

 

 

 

- Este módulo permite efetuar análise interferométrica multitemporal dos dados SAR baseada em duas diferentes metodologias:

 

1. Alvo pontual baseado no método Persistent Scatterers (PS);


2. Alvo ou área distribuida baseado no método SBAS (não disponível nas versões anteriores.

 

- Implementação do processamento PS e funcionalidades de visualização - O módulo foi ampliado com o suporte para os sensores de alta resolução Cosmo-Skymed e TERRASAR-X; a visualização do PS trends (PS analyser) foi melhorada dando maior praticidade na manipulação gráfica dos múltiplos Pss.

 

- Os sinais algebricos dos produtos de deslocamento gerados pelo processamento Persistent Scatterer e SBAS apresentam-se coerentes com a geração dos mapas de deslocamento gerados em outras etapas de processamento, permitindo a comparação direta dos deslocamentos estimados a partir de diferentes métodos.

 

 

- Mosaico de dados SAR brutos: Esta função possibilita mosaicar frames consecutivos adquiridos ao longo de uma mesma órbita, antes de executá-los no módulo. O resultado é um mosaico Single Look Complex (SLC). Essa função suporta dados adquiridos pelos satélites ERS-1/2 e ENVISAT;

 

 

Tools

- Os Modelos Digitais de Elevação da Antartica e Groelandia, que são gerados a partir de dados adquiridos pelo instrumento Geoscience Laser Altimeter System (GLAS) a bordo do satélite ICESat, podem ser importados usando a função “Digital Elevation Model Extraction”.

 

- Nova ferramenta para a geração de Pontos de Controle: as mudanças apresentadas relacionam-se a melhorias no processo “Refinement and Re-flattening” (módulos Interferométrico e Interferometria ScanSAR). Além disso as mudanças implementadas nessa ferramenta proporcionam maior facilidade no processo de geração de pontos de controle tais como na geocodificação, associação automática dos GCPs aos valores de altitute, obtidos com apoio de DEM, novas opções para a geração de composições coloridas, a transformação cartográfica de pontos pode agora ser executado por uma lista de pontos em uma única etapa.