O ENVI possui módulos adicionais para acelerar e facilitar a execução de tarefas altamente especializadas, que exigem ferramentas avançadas de análise de imagem. Navegue no menu abaixo para conhecer a funcuionalidade de cada módulo.

Feature Extraction Module - FX

O ENVI Feature Extraction possibilita extrair informações de objetos específicos de interesse, através da classificação por segmentação orientada ao objeto, a partir de todos os tipos de imagens.

A interface fácil e intuitiva permite extrair feições com base nos atributos espectrais, e também atributos espaciais, como por exemplo forma, tamanho e textura. Estes atributos facilitam a extração dos alvos de interesse como veículos, edifícios, estradas, litorais, rios, lagos e campos. A geração de resultados em nuvem de ponto 3D também está disponível, permitindo extrair feições de edifícios, árvores e linhas de energia.

A flexibilidade do fluxo de trabalho do ENVI FX permite aos usuários modificar parâmetros e dados em qualquer etapa do processo. Projetado especificamente para usuários de GIS e totalmente integrado com o software ArcGIS® da ESRI, o ENVI FX inclui fluxos de trabalho passo-a-passo para guia-lo durante a execução de tarefas de análise de imagens complexas.

DEM Extraction Module - DEM

O ENVI DEM Extraction permite a extração de modelos digitais de elevação a partir estereopar de imagens de satélites ou sensores aerotransportados.

Um fluxo de trabalho passo-a-passo guia o usuário através do processo, produzindo DEMs precisos e robustos de praticamente qualquer estereopar de aerofoto ou estereopar de imagens de satélites com RPCs, incluindo sensores como ALOS PRISM, ASTER, CARTOSAT-1, Pleiades, FORMOSAT-2, GeoEye-1, IKONOS, KOMPSAT-2, OrbView-3, QuickBird, RapidEye, SPOT, WorldView-1, WorldView-2, WorldView-3, Ziyuan-3A, dentre outros.

Ainda possui ferramentas que permitem que usuários visualizem imagens 3D em anaglifo, façam medições de construções ou alturas de montanha, editem valores do DEM e extraiam feições 3D.

Atmospheric Correction Module - ACM

Remova a interferência atmosférica das suas imagens com o módulo ENVI Atmospheric Correction. O ENVI ACM fornece detalhes precisos e científicos, criando uma representação verdadeira e confiável das suas cenas.

Esta solução flexível permite a correção atmosférica utilizando técnicas avançadas, baseadas em modelos físicos, realizando processamento em tempo real sobre imagens multiespectrais e hiperespectrais.

Photogrammetry Module

O módulo de fotogrametria do ENVI permite que você faça o registro de imagens para coordenadas a nível do solo e correção geométrica para remover distorções que ocorrem durante a captura da imagem. Este módulo oferece um método confiável e rigoroso de ortorretificação, com capacidades robustas. Um fluxo de trabalho passo-a-passo orienta o usuário durante o processo, produzindo rapidamente resultados precisos.

Este módulo também gera nuvens de pontos 3D e DSM a partir de plataformas de imagem óptica, usando técnicas de fotogrametria que envolvem "detector pixel correlation" e "dense image matching". Esta funcionalidade produz resultados em arquivos .LAS, que podem ser visualizados e processados no ENVI. Os usuários também podem aproveitar os grandes acervos de imagens comerciais e usar o ENVI Photogrammetry para criar produtos de nuvem de pontos e modelos digitais de elevação, onde o uso de imagens LiDAR obtidas com sensores aerotransportados seriam proibitivos devido ao alto custo.

ENVI SARscape

O ENVI SARscape processa e analisa dados SAR adquiridos de todas as plataformas espaciais existentes e das principais plataformas aerotransportadas, transformando dados difíceis de interpretar em informações valiosas.

O SARscape é totalmente integrado ao ENVI, proporcionando o benefício adicional das ferramentas de análise de imagem e da funcionalidade de processamento SAR em um único pacote. Os resultados gerados, podem ser facilmente integrados com outros produtos geoespaciais.

Fornece um conjunto completo de ferramentas para o processamento de dados SAR e fluxos de trabalho passo-a-passo para extração InSAR DEM, Stereo DEM (Radagrammetry), DInSAR displacement map, Amplitude Tracking, Multi-Aperture Interferometry, Amplitude time séries generation, Coherence Change Detection, Coherence RGB, TanDEM-X e bistatic DEM.

Assista ao webinar que apresenta as Novidades do SARscape 5.4.

ENVI Crop Science

Operações agrícolas atuam com margens muito estreitas. Um ponto chave para obter bons resultados e máxima rentabilidade é otimizar a quantidade de insumos agrícolas em busca do máximo rendimento. Na prática atingir esse objetivo não é tão simples, já que os métodos convencionais de inspeção de campo são demorados e onerosos. Atrasos na detecção de pragas e/ou infestação de insetos de uma parcela do cultivo pode acarretar a perda de toda a colheita. O manejo da adubação sem monitoramento adequado pode resultar também num alto custo operacional em comparação ao uso controlado de fertilizante num longo prazo.

Atualmente as imagens adquiridas por satélites e Drones/UAV oferecem modos eficientes e eficazes para a inspeção e o monitoramento de culturas em áreas agrícolas. As técnicas de sensoriamento remoto podem, então, ser empregadas na identificação de regiões sujeitas ao estresse do cultivo e indicar exatamente onde atuar para remediar a situação. Este tipo de análise fornece as informações necessárias para determinar quando, onde e quanto de água, pesticidas e fertilizantes são necessários para a produção de uma cultura saudável.

ENVI OneButton

O ENVI OneButton é a solução completa para o processamento de dados coletados por VANTs e aerolevantamento. Com ENVI OneButton você gera produtos georreferenciados em 2D e 3D, orthomosaicos, modelos digitais de elevação (DEM), nuvens de pontos, mosaicos multiespectrais ortorretificados e imagens oblíquas controladas. Os produtos gerados com o ENVI OneButton podem ser utilizados no ENVI para apoiar projetos em indústrias, incluindo agricultura de precisão, serviços públicos, transporte e muito mais.

O exponencial crescimento do mercado de VANTs nos últimos anos, em conjunto com a evolução dos sensores de imageamento, tornaram a captura de imagens aéreas mais econômica e acessível do que nunca. O ENVI OneButton acelera o tempo entre a captura da imagem e a tomada de decisão.